Cantigas de ninar

“Atirei o pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Do berrô, que o gato deu
Miaaau!"

"Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si”.

“Boi, Boi, Boi,
Boi da cara preta,
Pega essa menina,
Que tem medo de careta,
Não, não, não
Não coitadinha,
Ela ta chorando,
Porque é pequenininha”.
17 e 31
5ªA



“Nesta rua, nesta rua tem um bosque
que se chama, que se chama solidão
dentro dele, dentro dele mora um anjo
que roubou, que roubou meu coração

Se esta rua, se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
para o meu, para o meu amor passar

Se roubei, se roubei teu coração
Tu roubaste, tu roubaste o meu também
Se roubei, se roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem”.


“O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente.
A rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pôs-se a chorar”.

"Sou rosa vermelha
Ai! Meu bem querer
Beija flor sou tua rosa
E hei de amar te até morrer".
23 e 27
5ªA



“Nanai, meu menino,
Nanai, meu amor;
Que a faca que corta
Dá talho sem dor”.

“Boizinho, boizinho,
Que está no curral;
Vem ver o menino
Que não quer nanar”.

“Sapo-cururu Da beira do rio,
Quando o sapo canta, ó maninha,
Dia quê está com frio...”
12 e 31
5ªC



“Boi da cara preta

Boi, boi, boi,
Boi da cara preta
Pega essa menina
Que tem medo de careta
Não, não, não,
Não coitadinha,
A menina chora,
Mais é bonitinha".

"Bonequita linda

Bonequita linda de cabelos loiros
Olhos pensadores sonhos de luar
Eu te quero muito,
Muito que eu te quero
Eu te quero bem”.
23 e 30
5ªD



“Boi de catandu

Lu ,lu, lu, boi de catandu
Pega esse menino pra fazer angu
Não, não, não, não, não, não
Porque ele é o amor do meu coração”.
25 e 32
5ªE



“Fui na fonte do Tororó
Beber água não achei
Achei bela morena
Que no Tororó deixei.
Aproveite minha gente
Que essa noite não é nada
Se não dormir agora, dormirá de madrugada
O Mariazinha, ô Mariazinha, entra nessa roda Ou ficará sozinha
Sozinha eu não fico nem hei de ficar
Porque tenho o João para ser meu par”.
09 e 13
5ªF



”Se essa rua, se essa rua fosse minha,
Eu mandava, eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas, com pedrinhas bem brilhantes,
Só pro meu, só pro meu neném passar”.
06, 12 e 23
5ªF



“O feio bicho papão
Está em cima do telhado
Para ver se o meu menino
Está no berço deitado

Vai-te coca vai-te coca
Sai de cima do telhado
Deixa dormir o menino”.
22 e 28
5ªF



“Nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas, tudo isso não tem valor sem ter você.”
10 e 29
5ªG



“A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi culpa de João que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava João
Lá do fundodo mar".
11 e 30
5ªG



“Mãezinha do céu
Eu não sei rezar
Só sei te dizer
Eu quero te amar
Azul é seu manto
Branco é seu véu
Mãezinha eu quero
Te ver lá no céu
Mãezinha eu quero
Te ver lá no céu”.
01 e 14
5ªH



“A estrela Dalva

A estrela Dalva, no céu desponta
E a lua anda tonta, com tamanho esplendor
E as pastorinhas, pra o consolo da lua
Vão cantando na rua lindos versos de amor.
Lindas pastoras, morenas, da cor de madalena
Tu não tens pena de mim, que vivo sempre, sempre ao teu olhar
Linda criança, tu não me sais da lembrança
Meu coração não se cansa, de tanto, tanto te amar”.


“Por um momento

Lua, lua, lua, lua
Por um momento eu canto contigo
Com pacto luar
E ao mesmo tempo cantaste com pacto no vento
Meu canto não tem nada haver
Com a lua.( bis)”
05 e 24
5ªH



“Sabiá e a menina

Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho
Voou, voou, voou,voou
E a menina que gostava tanto o bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou.
Sabiá fugiu pro terreiro
Foi cantar no abacateiro
E a menina vive a chamar
Vem cá sabiá, vem cá
A menina diz soluçando
Sabiá estou lhe esperando
Sabiá responde de lá
Não chore que eu vou voltar”.
03 e 10
5ªI



“Sapo cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta menina
É que está com frio”

“Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero”.
11 e 23
5ªI



“Nana nenê
Que a cuca vai chegar
Mamãe foi pra roça
E papai foi trabalhar

Vai dormir meu nenê
Bebezinho do meu coração
Vai dormir meu nenê
Dono do meu coração”.
04 e 05
5ªJ